O candidato a prefeito de Jundiaí, José Antonio Parimoschi, se reuniu com lideranças da comunidade negra da cidade e se comprometeu com o avanço das políticas públicas de igualdade racial e inclusão social. Ele recebeu um documento do Dr. Eginaldo Honório e de membros da comunidade que contempla propostas nas áreas de Esportes, Saúde, Educação e Cultura.
“Valorizar a população negra não é apenas reconhecer o passado, mas também garantir um presente e um futuro mais justo e igualitário. É fundamental que trabalhemos juntos para combater o racismo e criar oportunidades que permitam que todos prosperem. A diversidade é a nossa maior riqueza, e a população negra é essencial para o nosso progresso coletivo”, disse Parimoschi.
No documento entregue à Parimoschi, são apontadas sugestões como a ampliação de diversas modalidades esportivas pela cidade, a promoção de estudos ampliados a respeito da saúde da população negra, o letramento racial na formação dos servidores e do corpo docente municipal, além do desenvolvimento, em caráter permanente, de políticas de preservação do patrimônio cultural dos povos de etnia negra, indígena e cigana.
Previsto no plano de governo de Parimoschi, o projeto Primeira Infância Antirracista prevê a implantação de práticas para o desenvolvimento infantil pleno de crianças negras, inserindo o município no marco da estratégia Primeira Infância Antirracista (PIA) do UNICEF.
Parimoschi também se comprometeu a investir na preservação e promoção da cultura afro-brasileira, como a manutenção e ampliação da Rota Afro, além de eventos que celebrem a cultura e a história dessa população em Jundiaí. Para as áreas de Esporte e Lazer, o candidato também enalteceu o fortalecimento de ações como a construção de quadras society espalhadas pela cidade e a implantação de iluminação pública nos espaços de lazer.
Também está previsto o fortalecimento da atuação da TVTEC como ecossistema sustentável de comunicação, empreendedorismo, qualificação produtiva e geração de renda, com foco em trilhas de desenvolvimento pessoal, autocuidado e inclusão para famílias atípicas, pessoas com deficiência, pessoas em situação de vulnerabilidade e a comunidade negra.